Saltar para o conteúdo principal
Tópicos

Suporte a substâncias

Apoiando a nossa comunidade

No TikTok, estamos comprometidos em cultivar um ambiente de apoio onde nossa comunidade se sinta segura para se expressar. Isso inclui as crescentes comunidades de pessoas que estão aproveitando a oportunidade que o TikTok oferece de se conectar, apoiar e aprender com organizações e colegas dedicados que foram afetados pelo uso de substâncias (incluindo drogas, álcool e tabaco).

Entendemos que todos têm suas próprias crenças e experiências com o uso de substâncias. Quaisquer que sejam as suas experiências, queremos oferecer informações para manter nossa comunidade segura e ajudar você a fazer escolhas mais seguras. É por isso que fizemos parceria com pessoas que são especialistas nessas questões para nos ajudar a criar esse recurso.

Esses recursos são para qualquer pessoa:

  • que quer aprender mais sobre como o uso de substâncias pode afetar a mente, o corpo e o comportamento;
  • que pode estar pensando em usar ou faz uso de substâncias;
  • que está buscando recursos para mudar sua relação com o uso de substâncias;
  • que cuida de alguém afetado pelo uso de substâncias;
  • que está procurando uma comunidade solidária onde possa compartilhar suas experiências, ou
  • que deseja ter um diálogo de apoio sobre os danos associados ao uso de substâncias

O uso de substâncias pode ser difícil de ser discutido. Esperamos que os recursos e informações nesta página possam ajudar a apoiar você e seus entes queridos.

Dúvidas que você pode ter

O uso de substâncias refere-se ao uso de diferentes tipos de substâncias, como drogas, álcool ou tabaco. As pessoas usam substâncias de várias formas: desde experimentá-las por diversão, passando pelo uso frequente, até o desenvolvimento de um vício em uma substância (também conhecido como perturbação por uso de substâncias). Leia mais abaixo sobre os diferentes tipos de uso de substâncias.

Experimentação

As pessoas às vezes experimentam substâncias quando estão em uma situação específica, como em uma festa. Geralmente elas não desejam a substância ou pensam na substância até que estejam prestes a usá-la. Elas provavelmente a usarão por curiosidade ou para se divertir. Suas vidas não giram em torno do uso de substâncias – isso ocorre quando é conveniente.

Uso recreativo

Pode acontecer quando as pessoas usam substâncias regularmente, além de motivos médicos. O uso de substâncias pode fazer parte de uma rotina que eles têm, como beber álcool todo fim de semana antes de sair.

Abuso

Acontece quando o uso de substâncias de alguém se torna mais arriscado e frequente e eles começam a sentir impactos negativos em suas vidas devido ao uso de substâncias. Pessoas que fazem uso indevido de substâncias continuarão usando, mesmo que isso cause problemas em suas vidas. Nesta situação, amigos ou familiares podem abordar alguém a respeito do uso de substâncias.

Dependência

A dependência de uma droga acontece quando o corpo de alguém se adapta a uma substância. Isso significa que o corpo precisa da substância para se sentir “normal”. Parar de usar a substância causaria sintomas de abstinência, como fadiga, ansiedade/depressão, sudorese, vômito, convulsões ou alucinações. A dependência pode acontecer mesmo com substâncias usadas com prescrição médica.

Vício

Quando alguém está viciado, a pessoa continua usando uma substância mesmo com os danos que ela causa a si e aos outros. As pessoas podem ter tentado parar, mas seus desejos e abstinências são fortes demais para serem superados. O vício pode acontecer com qualquer pessoa. Não é uma opção: é uma condição tratável e existem muitas opções diferentes de tratamentos com base nas necessidades específicas de cada pessoa. O vício não significa que alguém não tenha disciplina. O vício é uma condição.

Ninguém pode ter certeza do que as drogas podem causar. Mas, ultimamente, pode ser muito difícil saber se a droga é realmente a substância viciante que a pessoa pensa que é. Duas grandes razões para isso são o fentanil e as falsificações.

  • O Fentanil é um tipo poderoso de droga opioide sintética. Existem 2 tipos de fentanil: o de 1) grau farmacêutico (feito por empresas farmacêuticas, com controle de doses), e o 2) fentanil “ilícito”, feito por pessoas que vendem ou traficam drogas fora de qualquer uso farmacêutico regulamentado. Às vezes, o fentanil ilícito é adicionado secretamente a outras drogas porque é mais barato de produzir e mais poderoso do que muitas drogas. O fentanil foi adicionado a pílulas falsificadas (que se parecem com analgésicos opioides prescritos, mas são fabricados por pessoas que vendem drogas ilícitas) ou misturado com drogas como heroína, cocaína e metanfetamina. Bastam 2 miligramas de fentanil para matar alguém, a quantidade de alguns grãos de sal. Por este motivo, o fentanil é uma das principais causas de mortes por overdose de drogas. Mesmo que alguém pense que saiba o que está usando, um único uso pode ser mortal.
  • Pílulas falsificadas ou falsas como benzodiazepínicos (muitas vezes chamados de “benzos de rua”) são perigosamente potentes e/ou contêm outras substâncias muito nocivas e perigosas que não são de uso médico, levando a hospitalizações e mortes.

Você pode ter ouvido o termo “redução de danos“. Esta frase descreve abordagens que reduzem os riscos associados ao uso de drogas. A redução de danos não é dizer que não há problema em usar drogas ou que é seguro. É uma forma de proteger e apoiar as pessoas que usam drogas e encorajar mudanças positivas sem qualquer julgamento.

Alguns exemplos de redução de danos:

  • Medicamentos como naloxona, que reverte rapidamente uma overdose de opioides e outros medicamentos que podem tratar o vício em opioides;
  • Acesso a suprimentos mais seguros e maneiras seguras de descartá-los e testes para doenças que podem se espalhar através do uso de certos tipos de drogas.

A recuperação é um processo através do qual as pessoas melhoram seu bem-estar geral depois de enfrentar problemas com o uso de substâncias. Existem muitos caminhos para a recuperação, e é um processo único para cada pessoa. A recuperação também pode significar coisas diferentes para pessoas diferentes. Para algumas, a abstinência de todas as substâncias é fundamental. Para outras, lidar com sentimentos negativos sem usar substâncias é uma parte mais importante da recuperação.

Tenha em mente que a recuperação não é um processo linear. Voltar ao uso de substâncias durante o caminho da recuperação é uma experiência comum. Isso não significa que alguém falhou ou não conseguiu alcançar sua definição de recuperação. As pessoas conseguem, e se recuperam.

O estigma é um conjunto de atitudes negativas, medos, equívocos e estereótipos sobre pessoas que usam drogas ou vivem com dependência. O estigma é uma das razões mais populares pelas quais as pessoas não procuram tratamento para seu vício em substâncias. Todos têm um papel no combate ao estigma sobre o uso de substâncias. Uma forma de fazer isso é mudar a maneira como falamos sobre o uso de substâncias.

No TikTok, usamos o que é chamado de “linguagem pessoa-primeirorelacionada ao uso de substâncias. Isso significa que não definimos uma pessoa com base em um comportamento ou diagnóstico. Por exemplo, em vez de chamar alguém de “usuário de drogas”, diríamos “uma pessoa que usa drogas.” A linguagem pessoa-primeiro não faz julgamentos e trata as pessoas que estão vivendo uma dependência com respeito e empatia. Usar a linguagem pessoa-primeiro é um passo importante para reduzir o estigma em relação ao uso de substâncias.

Aqui estão alguns exemplos de como mudar nossas palavras pode ajudar a reduzir o estigma contra o uso de substâncias.

Em vez deUsar
Abuso de drogasPerturbação por uso de substâncias
Usuário de drogasUma pessoa que usa drogas
Viciado, drogado, viciado em drogasPessoa que convive ou sofre com a dependência; Pessoa com perturbação por uso de substâncias
Ex-viciadoPessoa em recuperação
AlcoólatraPessoa com perturbação por uso de álcool; Pessoa que usa álcool de forma perigosa
Sóbrio / LimpoLivre de substâncias; Pessoa em recuperação/abstinente
Ficou limpoManteve a recuperação

Uma overdose ocorre quando uma substância é ingerida em excesso. As overdoses podem facilmente ser fatais. Se você acha que alguém está tendo uma overdose, ligue para os serviços de emergência imediatamente. Muitos países e estados têm leis do “Bom Samaritano” que oferecem proteção contra prisão, acusação ou processo por posse de drogas ou equipamentos quando pessoas que estão vivenciando ou testemunhando uma overdose ligam para os serviços de emergência.

Os sintomas de overdose diferem dependendo da substância, mas podem incluir:

  • Rosto extremamente pálido e/ou frio
  • Corpo fraco ou fraqueza extrema
  • Unhas ou lábios roxos/azuis
  • Vômito excessivo
  • A pessoa está inconsciente ou não consegue acordar ou falar
  • Respiração lenta ou ausente
    • Respiração mais rápida (em caso de estimulantes como cocaína e metanfetamina)
  • Frequência cardíaca lenta ou sem pulso
    • Frequência cardíaca rápida ou irregular (para estimulantes como cocaína e metanfetamina)
  • Sons de asfixia ou engasgo
  • Baixa temperatura corporal
    • Febre (em caso de estimulantes como cocaína e metanfetamina)
  • Dores de estômago intensas
  • Convulsões
  • Pupilas pequenas

Se detectadas a tempo, as overdoses de opioides podem ser revertidas com um medicamento chamado naloxona (vendido sob as marcas Narcan, Evzio ou Kloxxado), uma droga salva-vidas que neutraliza os efeitos dos opioides no corpo em caso de overdose. Em muitos países, a naloxona pode ser comprada no balcão ou em farmácias sem receita médica ou obtida gratuitamente em organizações de saúde pública.

Para obter mais informações sobre o que fazer se achar que alguém está tendo uma overdose, consulte Talk to Frank.

Esteja sempre atento às informações que você encontra online sobre o uso de substâncias, inclusive no TikTok. As pessoas compartilham muitas opiniões sobre o uso de substâncias e algumas delas podem não ser baseadas em fatos. Verifique sempre as informações que você vê online. Nesta página, você encontrará fatos sobre tipos comuns de substâncias e links para recursos em que poderá encontrar mais informações.

Oferecemos fatos para que você possa se equipar com informações confiáveis sobre diferentes tipos de substâncias, incluindo drogas e álcool. Compartilharemos alguns fatos sobre substâncias comuns que você já deve ter ouvido falar, incluindo o que são, quais as sensações e os riscos associados a cada uma.Nesta página, usaremos nomes formais para nos referir a cada substância, mas muitas vezes eles também são chamados por diferentes nomes populares.

O que são opioides? Os opioides são drogas que podem ter um forte efeito de alívio da dor na mente e no corpo. Existem vários tipos de opioides, incluindo:

  • Analgésicos opioides prescritos: vêm em forma de pílula ou comprimido, como oxicodona e hidrocodona
  • Heroína: Uma droga opioide ilegal derivada da morfina que pode ser fumada, injetada ou aspirada. Os opioides prescritos e a heroína são estruturalmente semelhantes. Ao ligarem-se aos receptores no cérebro que aliviam a dor, tanto os opioides quanto a heroína causam a mesma sensação de euforia.
  • Fentanil: O fentanil pode ser prescrito para pacientes com dor intensa ou pessoas com dor crônica que têm tolerância a outros opioides. Existem 2 tipos de fentanil:
    • 1) grau farmacêutico (feito por empresas farmacêuticas para controlar as doses) e
    • 2) fentanil “ilícito”, produzido por pessoas que vendem ou traficam drogas fora de qualquer uso farmacêutico regulamentado.
    • Às vezes, o fentanil ilícito é adicionado secretamente a pílulas falsificadas (que se parecem com analgésicos opioides prescritos, mas são fabricados por pessoas que vendem drogas ilícitas) ou misturado com drogas como heroína, cocaína e metanfetamina.
    • Bastam 2 miligramas de fentanil para matar alguém, a quantidade de alguns grãos de sal. Por este motivo, o fentanil é uma das principais causas de mortes por overdose de drogas.
  • Codeína: comumente prescrita como xarope para tosse, mas também pode vir como comprimidos. É mais fraco que outros opioides, mas afeta o cérebro da mesma maneira.
  • Morfina: comumente administrada em hospitais por via intravenosa. Pode ser consumido como comprimido, adesivo ou supositório quando prescrito para o paciente levar para casa.

Quais são os riscos? Uma overdose de opiáceos pode acontecer com qualquer pessoa. Mesmo que seja a primeira vez que a pessoa faz uso ou se forem prescritos por um médico ou obtidos ilegalmente. Para substâncias compradas ilegalmente, existe o risco de conter fentanil ilícito, que é uma das principais causas de mortes por overdose nos Estados Unidos. O risco de overdose aumenta quando os opioides são tomados com outros medicamentos que retardam o pulso e a respiração de uma pessoa, como álcool, depressores prescritos ou outros opioides. Alguém que está experienciando uma overdose de opioides pode apresentar os seguintes sintomas:

  • Rosto extremamente pálido e/ou frio
  • Debilidade corporal
  • Unhas ou lábios roxos/azuis
  • Vômitos
  • A pessoa está inconsciente ou não consegue acordar ou falar
  • Respiração lenta ou ausente
  • Frequência cardíaca lenta ou sem pulso
  • Pupilas pequenas

A Naloxona é uma droga salva-vidas que neutraliza os efeitos dos opioides em caso de overdose. Em muitos países, a naloxona pode ser comprada em lojas ou farmácias sem receita médica. A naloxona é vendida na forma de spray nasal ou droga injetável. Após a administração da naloxona, os serviços de emergência devem ser chamados imediatamente, pois seu efeito dura apenas de 30 a 90 minutos. Se não houver resposta da pessoa dentro de 3 minutos depois de dar naloxona (por exemplo, se a pessoa não acordar), deve-se oferecer uma segunda dose à pessoa. Fique com a pessoa até a ajuda chegar.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo do uso de opioides incluem alívio da dor, sonolência, náusea, constipação, euforia, respiração lenta e morte por overdose. Para algumas pessoas, o uso regular de opioides pode levar ao vício. Os efeitos a longo prazo podem incluir o desenvolvimento de dependência, cólicas estomacais, doenças hepáticas ou renais e infecções ou lesões relacionadas ao uso de agulhas.

O que é álcool? O álcool é produzido pela fermentação de leveduras, açúcares e amidos. O álcool é a droga mais consumida no mundo. Existem muitos tipos de álcool, incluindo cerveja, vinho ou licor (como vodca, tequila, rum, gim e uísque, entre outros). O álcool também é encontrado em outros tipos de bebidas, como refrigerantes ou chás alcoólicos e kombuchas com alto teor alcoólico.

Quais são os riscos? É possível ter uma overdose de álcool (chamado intoxicação alcoólica). Uma pessoa que está inconsciente ou não pode ser despertada pode estar sofrendo de intoxicação alcoólica e corre o risco de morrer. Se você suspeitar que alguém está com intoxicação alcoólica, ligue para os serviços de emergência imediatamente. Sinais de intoxicação alcoólica incluem:

  • Confusão
  • Vômito excessivo
  • Convulsões
  • Respiração lenta ou irregular
  • Pele azulada ou pálida
  • Baixa temperatura corporal
  • Dificuldade em manter a consciência
  • Desmaios/inconsciência e impossibilidade de ser acordado

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo do álcool podem incluir falar mais, relaxar ou ficar extrovertido, mas também pode fazer com que as pessoas se sintam ansiosas ou agressivas. Quando alguém bebe muito, pode ficar com a fala arrastada, problemas de coordenação ou desmaios, ressaca no dia seguinte, tempo de reação atrasado, dificuldade para andar ou falta de habilidades motoras, percepções distorcidas, inibições diminuídas, julgamento distorcido, vômito, coma, desmaios e sedação. Os efeitos a longo prazo do uso de álcool incluem diminuição da testosterona/impotência, doença hepática, câncer ou úlceras. O álcool também pode causar rugas, pele seca e vermelhidão permanente no rosto.

O que mais devo saber? Misturar álcool e outras drogas, como opioides, depressores prescritos, cocaína, metanfetamina e cetamina, pode ser muito perigoso. Ele pode diminuir a taxa de respiração de alguém, o que reduz o fluxo de oxigênio e faz com que o cérebro comece a desativar os órgãos. O álcool também está relacionado a lesões e acidentes, principalmente ao dirigir após beber. Dirigir depois de tomar alguns drinques é perigoso. Dirigir levemente alcoolizado pode ser tão perigoso quanto dirigir bêbado. A direção sob o efeito do álcool causa centenas de milhares de mortes a cada ano.

O que é tabaco? O tabaco é uma planta cujas folhas são secas e usadas para fazer produtos como cigarros. A substância química do tabaco que pode criar sensações de prazer ou energia é chamada de nicotina e também causa dependência. Existem diferentes tipos de tabaco:

  • Cigarros são folhas de tabaco enroladas em papel fino e são a forma em que o tabaco é mais comumente usado.
  • Charutos, minicharutos e cigarrilhas são feitos de tabaco e embrulhados em papel pardo ou folhas inteiras de tabaco. Minicharutos e cigarrilhas geralmente têm sabores.
  • Hookah (também conhecidos como shisha ou narguilé) é um tabaco aromatizado fumado com um cachimbo de água.
  • Tabaco sem fumaça é um tipo de tabaco que não é fumado ou queimado. Existem diferentes tipos de tabaco sem fumaça, incluindo tabaco de mascar, rapé, snus e tabaco solúvel.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo incluem a ativação de áreas do cérebro que estão envolvidas na produção de sensações de prazer. A nicotina também pode fazer com que as pessoas se sintam energizadas, tontas, enjoadas, estimuladas ou relaxadas. Pode causar aumento da pressão arterial, respiração e frequência cardíaca, que dão uma sensação de energia. O tabaco também pode causar o amarelamento de dentes e unhas, e hálito, cabelo e roupas com cheiro de fumaça. A nicotina é um produto químico viciante, portanto, o uso do tabaco pode levar ao vício de algumas pessoas. Os efeitos a longo prazo incluem doenças pulmonares, vários tipos de câncer, doenças cardíacas e derrames e aumento do risco de diabetes. Também aumenta o risco de bronquite crônica, catarata e pneumonia.

O tabagismo também provoca o fumo passivo, que é a fumaça inalada quando alguém por perto está fumando. A exposição ao fumo passivo pode ser prejudicial à saúde de não fumantes, bem como a de nossos animais de estimação.

O que são vapes/cigarros eletrônicos? Vapes e e-cigarros têm muitos nomes, incluindo e-cigs, vape pens, vaporizadores, sistemas eletrônicos de entrega de nicotina (ENDS), entre outros. Os usuários de cigarros eletrônicos inalam um aerossol criado pelo aquecimento de um líquido (chamado ‘e-juice’). Existem centenas de produtos de cigarro eletrônico e milhares de e-juices diferentes. O e-juice nos cigarros eletrônicos pode ser composto de diferentes produtos químicos, incluindo a nicotina química viciante, que vem das plantas do tabaco. A “nicotina sem tabaco” é produzida sinteticamente e é tão viciante quanto a nicotina das plantas de tabaco.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os impactos de curto prazo do uso de cigarros eletrônicos incluem a ativação de áreas do cérebro envolvidas na produção de sensações de prazer e também podem fazer com que as pessoas se sintam energizadas, tontas, enjoadas, estimuladas ou relaxadas. Ela pode causar aumento da pressão arterial, respiração e frequência cardíaca e exposição a produtos químicos criados pelo aquecimento das bobinas do dispositivo. A nicotina é um produto químico viciante, portanto, o uso de cigarros eletrônicos que contêm nicotina pode levar ao vício de algumas pessoas. Os efeitos a longo prazo do uso de cigarros eletrônicos ou da exposição a eles ainda são desconhecidos. No entanto, a nicotina tem impactos negativos no cérebro em desenvolvimento. Dados emergentes também sugerem ligações com doenças pulmonares crônicas e asma.

O que é maconha? A maconha vem das partes secas das plantas de Cannabis. A maconha tem vários nomes populares. A maconha é normalmente fumada como um baseado ou blunt, em um cachimbo ou bong ou consumida como itens comestíveis ou bebíveis. A maconha é legalizada em alguns países (e em muitos estados dos Estados Unidos) do mundo, seja recreativamente (o que significa que qualquer pessoa maior de idade pode obtê-la) ou medicamente (o que significa que qualquer pessoa maior de idade pode obtê-la mediante receita médica). Em alguns países, drogas contendo canabinoides (substâncias encontradas na planta de cannabis) podem ser prescritas para pessoas com formas raras de epilepsia, pessoas submetidas a quimioterapia para câncer, pessoas com perda de apetite associada ao HIV/AIDS e pessoas com dor crônica.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos a curto prazo do uso da maconha podem incluir alterações nos sentidos, relaxamento, sonolência, alterações de humor, alívio de dores, aumento do apetite e dificuldade para pensar ou resolver problemas. Os efeitos a longo prazo do uso da maconha ainda são desconhecidos e estão sendo estudados.

O que são canabinoides sintéticos? Os canabinoides sintéticos são produtos químicos produzidos pelo homem que são projetados para agir como o THC, o principal ingrediente psicoativo da maconha. Os canabinoides sintéticos também são chamados de maconha sintética. Os canabinoides sintéticos são um material seco que se parece com uma mistura e são fumados ou comidos como comestíveis.

Quais são os riscos? Ao contrário da maconha, uma overdose de canabinoides sintéticos é possível. Os canabinoides sintéticos às vezes são secretamente misturados com outras drogas, aumentando o risco de overdose.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo?Os efeitos de curto prazo dos canabinoides sintéticos podem incluir sensação de relaxamento, esquecimento, cansaço ou fome. As pessoas também podem ter alucinações, paranoia ou ataques de pânico, batimentos cardíacos acelerados, vômitos, agitação, confusão, ansiedade e aumento da pressão arterial. Os efeitos físicos a longo prazo dos canabinoides sintéticos na saúde são desconhecidos.

O que são depressores prescritos? Depressores prescritos são pílulas que retardam a atividade cerebral e causam sonolência. Os depressores prescritos também são chamados de benzos, benzodiazepínicos, sedativos ou tranquilizantes. As pessoas podem tomar depressores prescritos para ajudar com ansiedade ou problemas de sono.

Quais são as sensações? Os depressores prescritos podem fazer com que as pessoas se sintam sonolentas, relaxadas, calmas, descoordenadas, confusas ou desorientadas. Os sintomas de abstinência podem incluir agitação, ansiedade, insônia, reflexos hiperativos, tremores, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, alucinações, desejos e até convulsões.

Quais são os riscos? É possível haver uma overdose de depressores prescritos. O risco de overdose aumenta se os depressores prescritos forem ingeridos juntamente com opioides ou álcool, porque opioides, álcool e depressores prescritos retardam a respiração. Um medicamento chamado Flumazenil pode ser usado para tratar uma overdose de depressores prescritos. Somente ambulâncias e equipes de emergência têm acesso a este medicamento.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo dos depressores prescritos podem incluir fala arrastada, falta de concentração, boca seca, respiração lenta e problemas de memória. Os efeitos a longo prazo do consumo depressores prescritos são desconhecidos.

O que é cocaína? A cocaína é uma droga produzida a partir do processamento das folhas da planta da coca, nativa da América do Sul. A cocaína vem em um pó branco ou cristal de pedra que é inalado, fumado ou injetado. A cocaína e o crack são quase idênticos quimicamente. A principal diferença está na forma como a droga é consumida: a cocaína em pó é inalada, injetada ou engolida, enquanto o crack é fumado.

Quais são os riscos? É possível ter uma overdose de cocaína. O risco de overdose aumenta se a cocaína for misturada com outras drogas ou álcool. Às vezes, a cocaína também é secretamente diluída ou misturada com outras drogas, aumentando o risco de overdose.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo do uso de cocaína podem incluir sensação de alerta, ansiedade, excitação, felicidade, pânico, paranoia e agitação, temperatura corporal mais alta e frequência cardíaca mais alta. As pessoas que usam cocaína também podem apresentar comportamento violento ou imprevisível, psicose, ataque cardíaco, derrame, convulsões ou coma. Os efeitos a longo prazo do uso de cocaína podem incluir alterações no cérebro, perda do olfato, infecções, perda de peso, danos cardíacos e pulmonares.

O que é metanfetamina? A metanfetamina (“speed”) é um tipo de estimulante que vem em forma de pó branco ou pílula, enquanto o “cristal” se parece com pedaços de vidro ou pedras brilhantes.

Quais são os riscos? É possível ter uma overdose de metanfetamina. Nos últimos anos, as overdoses envolvendo metanfetamina têm aumentado. O risco de overdose aumenta se a metanfetamina for misturada com outras drogas ou álcool. A metanfetamina às vezes é secretamente diluída ou misturada com outras drogas, aumentando o risco de overdose.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo da metanfetamina podem incluir estado de alerta, desinibição, entusiasmo, incapacidade de dormir, diminuição do apetite, aumento da frequência cardíaca, aumento da pressão arterial, tonturas e náuseas. Para algumas pessoas, a metanfetamina pode levar ao vício, especialmente se for injetada ou fumada. Os efeitos a longo prazo da metanfetamina podem incluir comportamento violento, ansiedade, delírios, alucinações, insônia, perda extrema de peso, problemas dentários graves, confusão e coceiras intensas.

O que são estimulantes prescritos? Estimulantes prescritos são medicamentos usados para tratar o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), narcolepsia (sono súbito e incontrolável) e asma.

Quais são os riscos? É possível haver uma overdose de estimulantes prescritos. Os riscos aumentam se ingeridos com álcool.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo dos estimulantes prescritos podem incluir aumento da pressão arterial e da frequência cardíaca, estreitamento dos vasos sanguíneos, aumento do açúcar no sangue e abertura das passagens respiratórias (o que ajuda as pessoas com asma). Pode fazer com que as pessoas se sintam despertas, excitadas, alertas, energizadas, agitadas ou agressivas. Em altas doses, os estimulantes prescritos podem levar a uma temperatura corporal perigosamente alta e batimentos cardíacos irregulares, ataques cardíacos e convulsões. Os efeitos a longo prazo incluem paranoia, psicose, raiva e problemas cardíacos.

O que é MDMA? MDMA também é chamado de molly ou ecstasy.Ele vem em forma de pó ou pílulas que podem ser feitas em diferentes formas e cores.

Quais são os riscos? É raro alguém morrer de overdose de MDMA puro. Mas o risco de overdose aumenta quando o MDMA é misturado com outras drogas.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo do MDMA podem incluir inibições reduzidas, percepções sensoriais aprimoradas, aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial, náuseas, desmaios, sudorese ou calafrios e um aumento acentuado da temperatura corporal. Os efeitos a longo prazo são desconhecidos, mas podem afetar o aprendizado e a memória.

O que são psicodélicos? Os psicodélicos são frequentemente chamados de alucinógenos. Existem muitos tipos de psicodélicos. Eles incluem drogas sintéticas como LSD e PCP, psilocibina, que é encontrada em certos tipos de cogumelos, ou DMT (também conhecido como ayahuasca) e peiote (também conhecido como mescalina), que são encontrados em certas plantas ou produzidos em laboratório. Em algumas partes do mundo, os psicodélicos são usados terapeuticamente, na maioria das vezes em tratamentos de transtornos mentais como TEPT. Em algumas culturas indígenas ao redor do mundo, psicodélicos como ayahuasca e mescalina são usados como parte de rituais religiosos.

Quais são os riscos? Quase não há chance de overdose de psicodélicos puros, mas o risco de overdose aumenta quando misturado com outras drogas.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo podem incluir oscilações emocionais, fazer com que uma pessoa experimente sensações ou visões e pode causar sentimentos de euforia, energia ou ansiedade, causar distorção da capacidade de pensar logicamente, comunicar-se com outras pessoas ou reconhecer a realidade, aumento da pressão arterial e frequência cardíaca, tontura e perda de apetite. Os efeitos a longo prazo dos psicodélicos são raros, mas podem incluir paranoia, alterações de humor ou alucinações visuais assustadoras.

O que é a cetamina? A cetamina é uma droga de fabricação humana usada por médicos e veterinários como anestésico ou para aliviar dores.

Quais são os riscos? É possível ter uma overdose ao usar cetamina. O risco de overdose aumenta quando usado com outras drogas ou álcool.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos de curto prazo da cetamina podem incluir problemas de atenção, aprendizado e memória, podem fazer com que uma pessoa se sinta feliz, desapegada, ansiosa ou confusa, causar alucinações, sedação ou perda de consciência/insensibilidade, confusão, aumento da pressão arterial e respiração perigosamente lenta. Os efeitos a longo prazo da cetamina podem incluir depressão, problemas de memória, úlceras, dores no estômago ou na bexiga e problemas renais.

O que são inalantes? Inalantes são tipos de substâncias que as pessoas ingerem por inalação ou aspiração. Os inalantes incluem uma variedade de produtos, como tintas em spray, marcadores, cola e fluidos de limpeza. O óxido nitroso (também conhecido como nitroso, whippets, whip-its) é outro tipo de inalante. Os efeitos intoxicantes de muitos inalantes desaparecem após alguns minutos.

Quais são os riscos? É possível ter uma overdose de inalantes. Como os inalantes podem ter produtos químicos muito concentrados, é possível morrer com uma única sessão de uso de inalantes, chamada de “morte súbita por inalação”.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos a curto prazo dos inalantes podem incluir confusão, náusea e tontura, fala arrastada, euforia, sensação de embriaguez, felicidade, falta de coordenação, sonolência, vertigens, alucinações ou delírios, dores de cabeça, insuficiência cardíaca, convulsões, coma ou morte por asfixia. Os efeitos a longo prazo dos inalantes podem incluir danos no fígado, nos rins e na medula óssea, danos nos nervos e danos cerebrais que podem causar problemas de pensamento, movimento, visão e audição.

O que são medicamentos de venda livre? Medicamentos de venda livre podem ser úteis na redução de febre, dor, diarreia ou alergias. Alguns medicamentos de venda livre podem produzir efeitos psicoativos se usados incorretamente, como medicamentos para alergia com difenidramina, medicamentos para tosse com dextrometorfano/DXM (o nome do medicamento geralmente tem “DM” no nome) ou medicamentos para diarreia com loperamida.

Quais são os riscos? É possível uma overdose com todos esses medicamentos de venda livre. A naloxona pode ser usada para ajudar alguém que está tendo uma overdose de remédio para tosse com DXM.

Quais são os efeitos a curto e longo prazo? Os efeitos a curto prazo do uso desses medicamentos de venda livre podem incluir alucinações, euforia, aumento de energia, inquietação, fala arrastada, aumento da frequência cardíaca e pressão arterial, problemas cardíacos, convulsões, tontura, náuseas ou vômitos. Os efeitos a longo prazo do uso desses medicamentos de venda livre são desconhecidos.

Compartilhando suas experiências no TikTok

O TikTok pode ser uma ótima plataforma para inspirar e educar a comunidade, compartilhando sua história sobre como o uso de substâncias afetou você. Sua história pode ajudar ou apoiar outra pessoa. O TikTok é desenvolvido pelos membros da nossa comunidade. Todos nós desempenhamos um papel na criação de um lugar seguro e positivo.

Compartilhar sua história é uma decisão pessoal importante. Se você decidir compartilhar sua história, esteja atento ao conteúdo que você compartilha, pois pode desencadear ou incomodar outras pessoas. As pessoas também podem fazer perguntas ou compartilhar suas próprias experiências depois de ouvir sua história. Também desenvolvemos um guia de bem-estar mais geral se você quiser ler sobre como compartilhar histórias sobre saúde mental.

Antes de compartilhar suas experiências com o uso de substâncias no TikTok, primeiro pergunte a si próprio:

  • Quem você quer que veja sua história? Você deseja compartilhar apenas com amigos próximos e familiares ou com um público mais amplo?
  • Quais são seus motivos para compartilhar? É para apoiar a si mesmo ou aos outros?
  • Compartilhar sua história seria útil para você ou para outras pessoas? Seria prejudicial?
  • Se sua história é sobre o uso de substâncias por outra pessoa, como essa pessoa se sentiria se visse sua publicação? Eles deram permissão para você compartilhar uma história sobre eles?
  • Como você reagirá às respostas? Em resposta à sua publicação, outras pessoas podem compartilhar também histórias difíceis ou compartilhar opiniões que você não deseja ouvir.

Depois de fazer essas perguntas a si mesmo e decidir que deseja compartilhar sua história, aqui estão algumas sugestões para a sua publicação:

  • Se sua publicação falar sobre recuperação, use hashtags relacionadas à recuperação para participar das conversas do TikTok que já estão acontecendo (por exemplo, #recoverytok, #addictionawareness, #quitsmoking, #fentanylawareness).
  • Em sua história, não revele ou espalhe boatos sobre as experiências de outras pessoas com uso de substâncias, tratamento ou recuperação. Não faça referência a outra pessoa a menos que ela tenha lhe dado permissão para compartilhar.
  • Incentive as pessoas a buscar apoio e considere incluir um número de telefone local para ajuda em seu vídeo e legenda.
  • As pessoas podem ter experiências diferentes, então evite comparar suas experiências com as de outras pessoas. Se as pessoas responderem à sua história, seja atencioso e demonstre empatia.

Como posso me envolver com a comunidade RecoveryTok?

Vimos nossa comunidade adotar hashtags, como #recoverytok, #sobertok, #addictionawareness, #sobercurious como bem como #sobernative, #blackandsober, #soberlatina, #sobergay, #soberlesbian e #transandsober, que oferecem centros de conversa, aprendizado e encorajamento.

Se você estiver procurando uma comunidade de apoio onde possa compartilhar sua experiência de recuperação, conectar-se com outros membros da comunidade que tenham experiências semelhantes ou apenas assistir silenciosamente a alguns TikToks, essas hashtags podem ser um bom ponto de partida.

Embora optemos por não usar certas palavras como “sóbrio” (já que algumas pessoas podem considerá-las estigmatizantes), no TikTok apoiamos as pessoas que preferem se identificar assim. Encorajamos as pessoas a encontrarem uma comunidade através de suas identidades autodeterminadas.

Sentindo-se pressionado a experimentar drogas, álcool ou tabaco?

Amigos, colegas de classe, colegas de trabalho etc, são importantes em nossas vidas. Mas às vezes eles podem encorajar ou persuadir você a fazer coisas com as quais não se sente confortável quando se trata de experimentar drogas ou usá-las de maneira arriscada. Pode acontecer pessoalmente ou online, e pode ser muito difícil resistir. Aqui estão algumas coisas para ter em mente que podem ajudar:

  • Lembre-se de que você não está sozinho. Pode parecer que todo mundo está fazendo isso, mas a maioria das pessoas não usa drogas.
  • Prepare-se. Você sabe como reagiria se alguém lhe oferecesse drogas, tabaco ou álcool.
  • Encontre alguém em quem você confia e em quem possa confiar. Pode ser um pai, irmão ou amigo. Alguém em quem você confia pode ouvir e ajudá-lo a descobrir como lidar com diferentes situações.
  • Tente dizer “não” com firmeza e clareza, mas sem dar muita importância a isso. Se tentarem mudar sua opinião, mantenha-se firme.
  • Preste atenção em como você se sente. Se algo não parece ser certo em uma situação, provavelmente não está certo. Mesmo que seus amigos estejam bem com isso.
  • Se você achar difícil ser você mesmo perto de certas pessoas, recue. Talvez seja hora de encontrar um novo grupo de amigos para sair.

Se você tiver dúvidas sobre os diferentes tipos de drogas, consulte as outras seções desta página ou visite Talk to Frank para obter mais informações.

Recursos de ajuda para crises e linhas diretas

Quer falar com alguém? Existe suporte para pessoas que procuram ajuda. Se você estiver interessado em recursos para si ou para um ente querido, aqui estão algumas ferramentas de pesquisa úteis para encontrar opções de locais de tratamento, suporte e recuperação em sua região:

Como relatar preocupações sobre conteúdos no TikTok

Fazer parte da comunidade mais ampla do TikTok significa garantir que seus colegas membros da comunidade se sintam seguros e apoiados. Incentivamos você a nos informar se estiver preocupado com outra pessoa na plataforma ou, se vir algo que acha que não deveria estar no TikTok, você pode dizer.

Para manter nossa comunidade segura e positiva, incentivamos nossa comunidade a denunciar conteúdo que viole nossas Diretrizes da Comunidade. Todas as nossas denúncias são anônimas, o que significa que o remetente original não será notificado sobre sua identidade se você decidir denunciar um conteúdo!

Como denunciar anonimamente um vídeo:

Se você vir um vídeo no TikTok que acredita violar nossas Diretrizes da Comunidade, denuncie.Para denunciar um vídeo em seu aplicativo do TikTok:

  1. Acesse o vídeo que precisa denunciar.
  2. Mantenha pressionado sobre o vídeo.
  3. Selecione Denunciar, toque em ‘Atividades ilegais e bens regulamentados‘ e, em seguida, envie o relatório em ‘Drogas e substâncias controladas‘.
  4. Você também pode usar nosso formulário online para denunciar conteúdo no TikTok

O que acontece depois que você denuncia um conteúdo:

  • Usamos uma combinação de moderação humana e de máquinas para revisar nosso conteúdo quanto a violações das diretrizes da comunidade e tomar as medidas apropriadas.
  • Atualizaremos você sobre o status e o progresso da sua denúcia em sua caixa de entrada.

Para pais e cuidadores: como conversar com uma criança sobre o uso de substâncias

Os pais e cuidadores podem ter uma influência importante na vida de uma criança e desempenham um papel importante nas experiências de uma criança com o uso de substâncias. Entretanto, pode ser difícil conversar com uma criança. Eis aqui algumas dicas para conversar com uma criança sobre o uso de substâncias.

  • Às vezes, as crianças começam a experimentar substâncias quando um amigo as oferece. Se eles receberem amigos, diga olá e se apresente.
  • Incentive-as a se envolverem em atividades que gostem e nas quais estejam interessadas, e entre em contato com professores, treinadores ou instrutores para perguntar como elas estão.
  • Ofereça apoio e encorajamento ao seu filho.
  • Evite dar sermão. Peça opiniões sinceras e esteja aberto. Mostre que você entende como pode ser difícil ter a idade delas e que está lá para apoiá-las.
  • Pense em como você responderia se fosse perguntado sobre suas próprias experiências com o uso de substâncias. Se você já usou substâncias no passado, pode ser útil compartilhar as lições que aprendeu com essas experiências.
  • Existem muitos recursos para ajudar você a falar sobre o uso de substâncias. A Partnership to End Addiction tem pontos de discussão adequados para diferentes faixas etárias e pontos de discussão para se conectar com um adolescente.
  • Estabeleça regras e consequências, mas ofereça também uma solução. Por exemplo, você poderia explicar que entrar em um carro com alguém que bebeu álcool não é uma boa ideia. Mas se elas estiverem em uma situação em que precisam de uma carona para casa, podem ligar para você e pedir para buscar, sem fazer perguntas.
  • Esteja ciente sobre as atividades e do paradeiro de seu filho.
  • Se você tiver medicamentos prescritos ou de venda livre em casa, controle-os.

Isenção de responsabilidade

Os recursos e guias do TikTok Safety Center não constituem serviços psicológicos ou médicos. Os “Recursos de suporte a substâncias” no TikTok não substituem diagnósticos, tratamentos ou conselhos médicos, psicológicos ou psiquiátricos. O conteúdo produzido e distribuído pelo TikTok é apenas para uso informativo e educacional. Mesmo com a disponibilidade de serviços e materiais educacionais no TikTok, não desconsidere nem adie a busca por ajuda profissional.

Se você estiver em crise ou se você ou qualquer outra pessoa estiver em perigo ou passando por uma emergência médica, ligue imediatamente para os recursos de emergência locais. Os usuários devem lembrar-se de que não são os únicos responsáveis pela segurança de qualquer outra pessoa; outros estão disponíveis para ajudar. Você não precisa se envolver com esse assunto se não se sentir confortável.

Este centro de segurança foi desenvolvido com consultoria especializada da The Public Good Projects, Agradecimentos especiais a Song for Charlie, We Are With You, Talk to Frank e Truth Initiative por ajudarem a moldar este recurso.