Saltar para o conteúdo principal
Tópicos

Desafios online

O que são desafios online?

Os desafios online geralmente envolvem pessoas que se gravam a si próprias a fazer alguma coisa difícil e partilham online para encorajar outras pessoas a fazê-lo também. Grande parte dos desafios são divertidos e seguros, mas alguns promovem comportamentos prejudiciais, incluindo o risco de lesões graves. As nossas Diretrizes da comunidade proíbem desafios perigosos.

Quando recebemos relatórios sobre um desafio perigoso ou prejudicial que circula online, nós investigamos. Por vezes, não encontramos provas de uma tendência – mesmo quando avisos estão a ser amplamente partilhados e relatados noutras plataformas ou nas redes sociais.

Alguns desafios são embustes. Um embuste é uma mentira semeada intencionalmente para induzir as pessoas a acreditarem em algo que não é verdade. O objetivo de um embuste malicioso é espalhar o medo e o pânico. Os embustes relacionados com a agressão sexual ou o suicídio e os desafios de automutilação são particularmente prejudiciais. Se pensas que alguém possa estar em risco de automutilação ou suicídio, consulta os recursos sobre suicídio e automutilação que se encontram aqui. Se viveste alguma experiência de violência sexual, podes encontrar fontes especializadas de apoio na nossa página dedicada.

O que devo fazer se vir um desafio online?

PARA: faz uma pausa.

PENSA: é seguro? É prejudicial? É real? Se não tiveres a certeza, pergunta a um adulto ou aos teus amigos, ou procura mais informações em fontes fiáveis online.

DECIDE: se for arriscado ou prejudicial, ou se não tiveres certeza se é, não o faças. Não vale a pena te pores em risco a ti ou a outras pessoas.

AGE: denuncia desafios ou embustes prejudiciais que encontres na aplicação. Não os partilhes.

Espera um momento

Avaliar desafios online e avisos virais pode ser difícil. Se assististe a um vídeo, para por um momento para pensar sobre o que viste, como te sentiste e como queres responder. Coloca-te estas perguntas:

Quando pensares se um desafio é seguro para ti ou para outras pessoas, pergunta-te:

  • O que podia ter corrido mal?
  • A pessoa que está a fazer o desafio tem competências ou treino/formação especializado?
  • Parece-te que a pessoa fez alguma coisa para minimizar o risco?
  • Em caso afirmativo, foi o suficiente para garantir que ninguém se magoasse ou apenas teve sorte?
  • As coisas que a pessoa fez para minimizar o risco estão disponíveis para ti?
  • Se tentasses fazer o desafio, quão confiante estás de que tu ou outras pessoas não se iriam magoar?
  • Se tu ou outra pessoa se magoasse gravemente, como é que isso afetaria a tua vida?
  • Como é que isso afetaria a vida da tua família e dos teus amigos?

Alguns riscos são óbvios, mas outros são mais complicados e menos fáceis de detetar. Se não tiveres a certeza, podes pesquisar online por informações de fontes fiáveis ou perguntar aos teus amigos. Se és adolescente, pergunta a um adulto da tua confiança. A maioria dos adultos na tua vida tem o instinto de te proteger e quer ajudar-te, portanto, eles são uma excelente fonte de apoio e conselhos. Eles podem ajudar-te a entender o que viste e a descobrir se o desafio é seguro.

Se decidires que o desafio é muito arriscado ou não tiveres certeza, não o faças.

Alguns desafios online podem não apresentar um risco de lesão, mas podem causar danos de outras formas. Pergunta-te:

  • Se o desafio envolver “pregar partidas” a alguém, como é que essa pessoa se vai sentir?
  • Respeita os limites e direitos pessoais dos outros?
  • Fazer o desafio pode resultar em danos à propriedade?
  • Que consequências podes enfrentar se aceitares o desafio?

Os desafios que causam constrangimento ou angústia não são engraçados. O assédio ou o abuso, os danos à propriedade e os comportamentos criminosos são sempre inaceitáveis.

Se vires um desafio ou aviso viral, tem atenção à possibilidade de que pode ser um embuste ou um boato que ganhou força. Pergunta-te:

  • O desafio é algo que as pessoas estão realmente a fazer ou é uma piada?
  • Se for um aviso viral, ele vem de uma fonte fiável?
  • Parece-te que a pessoa que está a partilhar o conteúdo tem conhecimento em primeira mão ou está apenas a repetir algo que ouviu noutro lugar?
  • O desafio é ponderado e calmo ou inclui uma linguagem dramática ou emocionante?
  • O aviso é semelhante aos que já recebeste antes?

A melhor coisa sobre as comunidades online é que todos os envolvidos desempenham um papel na decisão sobre se o conteúdo se desvanece ou se torna viral. Gostar, partilhar e deixar comentários positivos são formas de mostrar o teu apoio a um vídeo. O vídeo merece o teu apoio?

O TikTok não recompensa os criadores que publicam conteúdo prejudicial. Se um desafio for prejudicial, não o partilhes, nem deixes um gosto. Se um desafio ganhar força, é mais provável que outras pessoas o vejam e se sintam tentadas a fazê-lo. Embora possa parecer benéfico, criar vídeos para alertar outras pessoas sobre desafios prejudiciais muitas vezes aumenta a popularidade de algo que não queres que as pessoas vejam ou, sem querer, oferece detalhes sobre como fazer algo que é perigoso.

Se vires um aviso sobre um desafio, não o espalhes. A partilha de avisos aumenta o número de pessoas expostas a um desafio ou embuste prejudicial. No caso de embustes, isto também os torna mais credíveis.

Sim. Nós removemos conteúdo que apresenta comportamentos perigosos, prejudiciais ou criminosos. Também removemos vídeos que abordam desafios perigosos se tiverem avisos infundados que procuram semear medo e pânico ou incluam instruções ou representações de comportamento prejudicial. Se não tiveres a certeza se um vídeo é potencialmente prejudicial, informa-nos e nós damos uma vista de olhos. Se achas que alguém está em perigo imediato, entra em contacto com as autoridades.

Para pais, responsáveis e educadores

Desde médicos a apresentadores de notícias, empresários e atletas, qualquer pessoa pode participar num desafio online. Contudo, uma vez que a adolescência é uma fase de grande exploração e experimentação, os desafios online podem ser particularmente atraentes. A par disso, os adolescentes nem sempre têm as mesmas competências para pesar os riscos e as oportunidades. Isto significa que podem precisar de mais informações e orientações para decidir os desafios que são seguros e os que, provavelmente, não são.

Embora possa parecer assustador, conversar com adolescentes sobre desafios online é muito importante. A maioria dos adolescentes viu desafios online e muitos participaram, por isso, dizer-lhes que todos os desafios são perigosos não lhes vai soar muito verdadeiro. Em vez disso, diga-lhes que percebe que eles podem estar curiosos sobre os desafios online e que está disponível para conversar, ouvir e aprender com eles.

Quando falar sobre os desafios que eles podem ter visto ou ouvido falar, ajude-os a identificar os riscos potenciais, a considerar as consequências (incluindo a possibilidade de que eles ou outras pessoas se possam magoar) e a fazer escolhas seguras. O processo de quatro passos acima (para, pensa, decide, age) é uma forma simples de fazer os adolescentes pensarem sobre os riscos. Quando estiver preocupado com a possibilidade de um desafio não ser seguro, fale com os adolescentes e explique-lhes os motivos de forma clara.

Os desafios são populares porque oferecem algumas oportunidades positivas, por exemplo, fazer algo com os amigos, testar os limites físicos, fazer os outros rir ou ser criativo. Se o(a) seu adolescente perguntar sobre um desafio específico, converse com ele(a) sobre por que motivo o desafio foi apelativo e explore outras formas de atender aos interesses ou necessidades dele(a).